Três fases na vida do servo de Deus!

|

João 9.1-41
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: VISÃO DO FUTURO: Como você se vê daqui há cinco anos?
LOUVOR E ADORAÇÃO: Hoje nós vamos celebrar a vitória . Portanto, vamos dar o melhor louvor ao Senhor.
TOMANDO A PALAVRA COMO ALIMENTO: Filipenses 1.6
ORAÇÃO PELOS ALVOS DA CÉLULA: Levante um clamor pelo alvos de crescimento e multiplicação de sua célula. Coloque no mural a data da próxima multiplicação e o número de pessoas que precisam ser alcançadas. Lance um desafio de cada um ganhar um.

EDIFICAÇÃO: Toda pessoa que experimenta um milagre de transformação em sua vida, irá enfrentar também obstáculos antes de estar plenamente consolidada.
O Diabo no desespero de não perder as vidas, fará de tudo para invalidar a obra de Deus na vida daqueles que passaram por uma experiência muito profunda. Daí a necessidade que temos de consolidar a obra de Deus em nossa vida.
Consolidar é tornar algo sólido. É checar se o tijolo que foi colocado na parede está realmente firme, ligado através da argamassa a outros tijolos.
Baseados em João 9.1-41, nós vamos observar três fases na vida do Servo de Deus, a saber: (Se possível faça um rodízio da leitura bíblica, onde cada um deverá ler um versículo)
I – A PRIMEIRA FASE É A DÚVIDA(Vv.9.8,9,18)
1.1. A primeira atitude dos vizinhos com relação ao cego que havia sido curado, foi duvidar do milagre na vida dele. Isso fica clamo nos versos 8 e 9: “Estão, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas? Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu.” E no verso 18 podemos ver: “Não acreditaram os judeus que ele fora cego e agora via, enquanto não lhe chamaram os pais”
1.2. Essa estratégia é tão antiga quanto o próprio Satanás. Ele sempre usa os mesmos artifícios para lançar dúvidas em nosso coração. Questionar a nossa filiação com Deus como ele fez com Jesus em Mateus 4, ou simplesmente nos fazer pensar que o milagre que experimentamos não aconteceu.
· Como servos de Deus não podemos dar espaço para dúvidas em nosso coração. Temos que nos firmar na Palavra, e acreditar naquilo que está escrito a nosso respeito. Se a Bíblia diz que os nossos pecados foram perdoados, é porque foram e ponto final. (João 1.9)
II – A SEGUNDA FASE É A CRÍTICA(V.9.10)
2.1. Tendo superado a fase da dúvida, após por várias vezes reafirmar a sua fé, e dizer aos seus vizinhos, e religiosos que era ele mesmo o antigo cego, que agora estava curado. Esse homem precisou enfrentar outro obstáculo que foi a CRÍTICA.
2.2. Além de ser humilhado, acusado de ser o pior pecador, ele também foi expulso do local de reunião: “Mas eles retrucaram: tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.”
2.3. A crítica é algo que todos nós precisamos aprender a lidar, porque sempre haverá pessoas para nos criticar bem como para criticar aquilo que fazemos. O problema é que muitos diante de situações assim, desistem e ficam para trás. Muitas vezes com medo de perder a amizade, de ser rejeitado pelos homens, muitas pessoas abrem mão da fé em cristo Jesus.
2.4. Todavia, devemos ter claro em nossa mente, que é melhor agradar a Deus do que a homens. E mesmo se chegarmos ao ponto de nosso pai e nossa mãe nos abandoem o Senhor todavia nos acolherá.
· Vencer a crítica, portanto é o segundo grande desafio na vida do servo de Deus. Devemos nos preocupar em receber a aprovação de Deus e não dos homens.
III – A TERCEIRA FASE É O RESPEITO (Vv.39-41)
3.1. Depois de passar da fase da dúvida e da crítica, chegou o momento em que aquele ex-cego, tornou-se referencial e motivo de julgamento para os religiosos de sua época.
3.2. Todo servo de Deus que permanece firme diante das lutas e das tribulações, chegará um momento em sua vida que ele se tornará referencial dentro de sua casa, no seu local de trabalho e irá conquistar o respeito daqueles que o conhecem.
3.3. Veja alguns sinais de que um servo de Deus está entrando na fase do respeito:
a) Pessoas começam a lhe pedir oração;
b) Pessoas começam a buscar seus conselhos e opiniões sobre determinados assuntos;
c) Pessoas começam a citá-lo como exemplo positivo em suas conversas com outros;
d) Pessoas que antes faziam chacota quando ele se aproximava, quando o vê chegar, evitam conversas tolas e indecentes;
e) Pessoas o procuram para ouvir sobre sua fé em Cristo e sua experiência de transformação.
· Todavia, somente aqueles que perseveram e passam pelas duas fases anteriores conquistarão a posição de respeito diante daqueles que dantes o conheciam.

Por: Pastor Roberto Carlos

0 Comentários:

 

©2009 Juventude Restauração | Template Blue by TNB