Cartas vivas

|


"Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nossas corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar coisa alguma, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus." 2 Co.3.1-5



Somos cartas vivas, conhecidas e lidas por todos os homens


- O que é uma carta? - É uma mensagem, uma comunicação de uma pessoa para outra.


- Uma carta tem três partes:


1. a pessoa que escreveu
2. a mensagem contida na carta
3. o efeito da comunicação na pessoa que a recebe.


Quem escreveu nossa carta?


Paulo indica que os Coríntios representaram (em parte) o que ele ensinou, o que ele exemplificou. Mas não só ele: "vós sois a carta de CRISTO".Cristo habita em nós! Somos as cartas vivas de Deus, enviadas para o mundo inteiro para sermos conhecidas e lidas!! O Espírito de Deus é quem escreveu em nossos corações. E nós, como cartas vivas, comunicamos o que foi colocado em nós por Ele.


Paulo pára um momento para comentar que os discípulos representam a qualidade do ensino que ele ministrou também, mas mesmo nisto, Paulo dependia totalmente de Deus para uma capacitação divina. Ele nunca quis passar algo que ele mesmo tivesse inventado (pelos seus próprios pensamentos humanos ou raciocínio sofisticado) Acima de tudo, ele obedeceu ao Espírito de Deus para ministrar um novo testamento, a nova aliança do espírito e não da letra. (v.6)



Qual a mensagem de nossa carta?


Quando Paulo declarou que os Coríntios são uma carta de Cristo, ele fez uma reflexão sobre a mensagem:


1. Não é da lei, não é o ministério da condenação (v.9)


2. É o ministério da justiça. (v.9)


3. Quando o véu da incredulidade é tirado, se percebe a verdade no Espírito -que a fé no Senhor traz libertação do pecado e liberdade para a vida! (v.16)


4. Que podemos andar na luz sem medo; (v.17)


5. Que seremos transformados de glória em glória na mesma imagem, como um espelho do Senhor!! (v. 18)


6. Quando temos fé em Cristo, somos salvos e nos tornamos novas criaturas, com uma nova natureza que quer agradar a Deus. (2 Co.5.17)


a) "ter fé" dá a impressão que a fé é algo concreto e mensurável, e que se pode ter mais, ou perder; como uma caixa de jóias.



b) É melhor pensar em fé como um verbo:



  • Crer em alguém

  • Confiar em alguém

  • Depender de alguém

  • Precisar de alguém

c) Todo mundo tem fé em alguma coisa ou alguma pessoa: Dinheiro, família, intelecto, saúde, bens materiais, beleza, conhecimento, boa sorte, as estrelas, o Cosmos...


d) A fé "cristã" significa que você coloca sua fé em Deus.



  • O Pai Todo-Poderoso, Soberano, Bom, Justo, Amoroso...


  • O Filho Jesus - o Messias - o Alfa e Ômega - o Cordeiro

  • O Espírito Santo - o Consolador

e) Fé em alguém que nos ama, que se sacrificou por nós, que é bom, que se importa com tudo que pensamos e sentimos, que nos orienta, nos apóia, nos lembra da verdade e que nos traz seguros até a vitória final quando receberemos todos os galardões que Ele, na sua generosidade, resolveu fazer chover sobre nós!


7. "Perder a fé" não existe.


Você resolveu colocar sua fé em outras opções. O rei de Judá fez isto uma vez e confiou no rei da Síria. O inimigo não foi vencido. Mas quando resolveu confiar em Deus, seu inimigo foi derrotado. O profeta diz: "Porque quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração pertence completamente a Ele" (a minha paráfrase) 2 Cr.16.9.


Somos cartas vivas de Cristo. Qual o efeito de nossa carta na pessoa que recebe esta carta?


Quem está nos conhecendo e nos lendo? Estamos transmitindo fielmente a mensagem escrita por Deus? Somos pessoas de fé? de liberdade? Estamos espelhando a imagem de Cristo cada dia mais? O autor da carta aos Hebreus nos admoesta: "Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras." (Hb.10.23-24) ou como está na versão Bíblia Viva: "Agora podemos aguardar a salvação que Deus nos prometeu. Já não há mais lugar para a dúvida, e podemos contar aos outros que a salvação já é nossa, pois nem se discute que Ele fará aquilo que diz. Em reconhecimento por tudo quanto Ele fez por nós, suplantemos uns aos outros em ser prestativos, em ser bondosos uns para com os outros, e em fazer o bem."


Assim seja o nosso efeito como cartas vivas nas pessoas que nos conhecem e lêem a nossa mensagem!



Fonte: O Brasil para Cristo

0 Comentários:

 

©2009 Juventude Restauração | Template Blue by TNB